terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LAVA ROUPAS: TIDE


*O QUE É?

Detergente líquido de alta performance para lavar roupas.


*EXPLICANDO UM POUCO SOBRE SABÃO E MÁQUINAS:

Como eu costumo repetir uma frase de senso comum: "A vida é feita de escolhas".

Quando resolvemos comprar uma máquina de lavar roupas do tipo frontal, tínhamos dois objetivos em mente:


  • Não estragar as roupas;
  • Economia de água.


Sim, há 6 anos quando a compramos, já sabíamos que as máquinas do tipo frontal economizavam água. E que por ter a possibilidade de lavar as roupas a quente, economizaríamos tempo de lavagem, sabão e alvejante.

Só que essas máquinas modernas e super eficientes estão desacompanhadas de produtos para elas aqui no Brasil. Basta dizer que há amaciantes de roupa no exterior que são uns quadradinhos de papel, que além de não precisarem de água para funcionar, deixam a roupa bem mais fácil de passar.

Pois bem, o produto que mais eu usava na máquina (e estava bem satisfeita com ele) era o Ariel líquido.

Nunca usei mais quantidade que a recomendada pelo fabricante, aliás até menos quando eu lavava a roupa a quente e considero que é um bom sabão, apesar da espuma abundante que ele produz. E para mim, espuma é uma bobagem nociva ao meio ambiente.

Engana-se quem achar que é a espuma que lava alguma coisa: lavar a roupa é uma combinação de ação mecânica, temperatura e processos enzimáticos.

Também, o resíduo da espuma danifica a máquina. É só conversar com qualquer técnico de eletrodomésticos que ele vai explicar como o resíduo endurece as borrachas, correias etc. Motivo esse que no manual da sua máquina de lavar roupas, independente se for frontal ou não, há o alerta para usar somente o sabão necessário e recomendado pelo fabricante.

Ariel é bom? Sim. Continuaria com ele? Claro, desde que não houvesse um produto que lava sem espuma.


*POR QUE RESOLVI EXPERIMENTAR?

Já conhecia a canetinha Tide  super eficiente para resolver manchas que eventualmente acontecem na nossa roupa fora de casa.

(Pequenina, cabe na bolsa e resolve bastante!)


Um dia estava fazendo compras no Walmart e vi que finalmente estavam vendendo um dos sabões mais vendidos nos EUA, o TIDE.



No galão, havia um comparativo, como este da figura, comparando justamente o rendimento dele com o Ariel líquido. Poxa, era comigo que estavam falando....rsrsrsrsrsrsrsrsrs.

Lendo o rótulo em português, relatava justamente que era um sabão de alta performance para máquinas de alta performance (como as frontais) por fazer bem menos espuma, "jogando" a sujeira para a superfície da pouca água que essas máquinas usam, evitando o contato dessa sujeira com as roupas.

Por ser um sabão super concentrado, a quantidade usada para lavar as cargas de roupa, obviamente também são menores, o que faz dele um produto com excelente relação custo X benefício.

Se não faz espuma, menos problemas com seu eletrodoméstico, mais durabilidade e economia com manutenção.


*CONSIDERAÇÕES:

O aroma deste sabão, é bem sutil. Tem aroma, mas é bem mais sutil que os sabões brasileiros. Para mim, também é uma vantagem já que depois se usa o amaciante e em alguns tecidos, facilitador de passar a roupa. (E no corpo vestindo a roupa, desodorante, hidratante, perfume.....)

Minhas roupas não tem manchas e costumo "tratar" as áreas difíceis como as manchas de desodorante masculino, com um pouco de Ariel líquido diluído em água borrifando na área e deixando por meia hora antes de lavá-la a 30º na máquina.

Notei que havia algumas dessas manchas mais resistentes que saíram na primeira lavagem com TIDE.

A tampa dele tem riscos para que o consumidor dose a quantidade de sabão de acordo com a quantidade e sujidade das roupas, mas essa marcação poderia ser ou de outra cor ou com um relevo mais fácil de ser identificado. Imagino a dificuldade que os consumidores e idosos que tem baixa visão podem ter em identificar essas marcas na tampa azul escuro.

Quando escrevo "sabão super concentrado" não vá pensando que ele é um líquido grosso: concentrado quimicamente!

Ainda não há site aqui no Brasil para tirarmos dúvidas, como por exemplo a que eu tive: se eu poderia usar TIDE para molho de roupas e como fazê-lo. Para sanar, entrei no site internacional e fiquei surpresa com a quantidade de dicas que eles colocam à disposição do consumidor para os mais diversos tipos de manchas.

Espero que não descontinuem a importação do TIDE para o Brasil, porque está mais do que na hora dos brasileiros saberem que espuma não é do bem, que lavar a roupa bem não precisa necessariamente degradar o meio ambiente e que sabão bom é aquele que se usa menos.


Recomendo muito o TIDE e espero que venha para o Brasil os outros que contém amaciante, alvejante.... enfim, a linha toda.

Para saber mais de TIDE, clique AQUI. (Site em inglês já que é um produto importado)

22 comentários:

  1. Infelizmente o supermercados Walmart não faz o pedido de compra. Me faz muita falta esse excelente produto.
    Aparecida Giacomazza/ES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rede sam's club da wall mart esta vendendo

      Excluir
    2. Em tempo.
      Olá pessoal, venho agradecer a todos a atenção em responder.
      Aparecida Giacomazza/ES

      Excluir
    3. Em tempo.
      Olá pessoal, venho agradecer a todos a atenção em responder.
      Aparecida Giacomazza/ES

      Excluir
  2. Infelizmente o supermercados Walmart não faz o pedido de compra. Me faz muita falta esse excelente produto.
    Aparecida Giacomazza/ES

    ResponderExcluir
  3. Não sei se vocês sabem mas o tide HE dos estados unidos aqui no Brasil se chama Ace super concentrado ou apenas ace

    ResponderExcluir
  4. Nunca liguei pra isto. Estivemos (a familia) nos USA por um mes e compramos um Tide com amaciante para lavar as roupas. Minha mulher comentou como as roupas ficaram mais brancas e mais limpas. E o cheiro que ficou nas roupas foi demais. Não deu para resistir. Comprei no Sams Club e enquanto eu encontrar isto aqui no Brasil, não teremos mais lugar para OMO, Ariel e outros.

    ResponderExcluir
  5. Algumas pessoas acham o produto caro mas eu abri um frasco dia 17 de janeiro e usei até hoje, 6 de maio. Durou quase 4 meses, e aqui em casa eu lavo, no mínimo, 4 máquinas de 9 kg por semana.Espero que o Sam's Club não descontinue a venda. Não vivo sem ele e também não sinto falta do Omo ou Ariel.

    ResponderExcluir
  6. bom dia, o tide com toque de downy de 309 ml esta na promoção no walmart, tres unidades ao inves de sair de oitenta e poucos reais estao custando 36 reais. ja comprei um estoque

    ResponderExcluir
  7. Eu uso mas apenas nas coloridas. Acho que não deixa a roupa tão branca assim. Para o branco ainda prefiro o omo.

    ResponderExcluir
  8. esse sabão tide, só existe um tipo ou tem vários?

    ResponderExcluir
  9. O sabão é maravilhoso mesmo.. estou usando ele agora que estou em férias nos Estados Unidos.. e realmente me surpreendi com a eficiência dele.. camisa manchada de chocolate do meu filho só coloquei um pouquinho desse sabão sabão nas manchas e esfreguei pouco mesmo é incrivelmente as manchas sumiram!!! Com sabão convencional que uso no Brasil não sai nem se deixar de molho..

    ResponderExcluir
  10. e hoje me 2018 - aonde comprar o TIDE HE em Sao Paulo?

    ResponderExcluir
  11. Entrei em sites brasileiros, não encontrei, em Curitiba então, nem se fala, virou cidade do “ La tinha “ lá tinha omo progress ( que na minha opinião é o melhor sabão brasileiro para roupa branca), lá tinha tide, e hoje não se tem mais em lugar algum.
    Uma pena, tide não faz espuma, e concordo contigo! Melhor mesmo!
    Brasil não preserva nada do que é bom infelizmente.

    ResponderExcluir
  12. O Pão de Açúcar e o Extra estão vendendo ele agora também.

    ResponderExcluir