segunda-feira, 11 de agosto de 2014

VINAGRE É SÓ PARA TEMPERAR?




DIVIDINDO EXPERIÊNCIA


Talvez para você que esteja lendo este texto, possa não ser novidade o assunto. O vinagre, produto antigo, tem suas propriedades muito difundidas ao longo dos séculos. 

Mas para nós, a cada dia mais distantes das coisas simples da vida e da Natureza, estamos resgatando com um ar de "ai, que novidade!" sobre essas coisas e hoje, quero aqui dividir a experiência (uma delas) do uso do vinagre que não seja só para temperar salada.

Quando digo que uso habitualmente vinagre na limpeza doméstica, por exemplo, as pessoas logo me perguntam se a casa fica com aquele cheiro peculiar de vinagre. 

E a resposta é não!



"Vinagre, seu eficiente!"


MOTIVOS PELOS QUAIS ESCOLHI VINAGRE:

  • Desengordurante POTENTE;
  • Não faz espuma;
  • Ecológico;
  • Doador de brilho;
  • Barato e econômico;


DEMONSTRAÇÃO

Uma das formas que uso o vinagre é na limpeza do piso da cozinha. É o piso da casa que tenho mais dificuldade em mantê-lo limpo porque em primeiro lugar, ele é branco. Segundo, que pela natureza do ambiente ele é pisoteado molhado. Ao redor do fogão e geladeira, sempre tem resíduos mais gordurosos.

Este piso já estava colocado e usado (e encardidíííísssssimo) quando viemos morar aqui e estando em transição para outra residência, decidimos não trocá-lo.

Por mais que usasse cândida para lavá-lo, o rejunte continuava encardido e como a maioria das cozinhas em São Paulo não tem ralo na cozinha, dava muito trabalho enxaguá-lo inúmeras vezes até ficar sem resíduo.

Uma amostra do piso depois de muita lavagem com produtos químicos convencionais:





(rejunte e placa da cerâmica limpos mas com aparência péssima)



MÉTODO

Fervo água em uma chaleira e bem quente, a despejo no piso aplicando o vinagre diretamente no piso. Dou uma esfregada com uma vassoura ou escovinha bem dura e deixo agir por uns 10 minutos.

Após esse tempo, encho um balde com água e um produto que desejo usar como amoníaco ou desinfetante e vou retirando a água suja com o pano, torcendo-o.

Logo você perceberá que o chão estará muito mais limpo do que fazendo pelo método convencional de lavagem mas eu por preciosismo, ainda troco a água do balde e passo mais uma vez o pano.

Grande vantagem: por não fazer espuma, a lavagem fica mais fácil de ser feita e a superfície não fica embaçada. (Economia de água e ECOLOGIA!)


Aqui uma amostra do que eu chamaria de intermediariamente limpo:





E aqui o que eu chamaria de limpo:




Acharam diferença?

Vale dizer também que não se usa muito do vinagre: economia.
Costumo dizer que é economia de braço e de bolso!!!!

Tem efeito acumulativo: quanto mais vezes você usa, mais limpa a superfície fica.
E com um brilho incomparável.

MAIS SOBRE O CHEIRO PECULIAR DE VINAGRE

Talvez a indústria de produtos de limpeza não vai gostar muito do que escreverei mas a verdade é que a cada dia os produtos estão com o cheiro mais forte. Daí você usa um desinfetante na casa com um cheiro bem predominante para disfarçar cheiros indesejáveis e dar aquele "ar de limpeza", afinal, se não tem cheiro não está bem limpo........ Mas ele fica muito forte e o que você faz? Usa um aromatizador de ambientes para disfarçar. (Deus queira que não seja daqueles bem químicos que a propaganda na TV diz que ele deixará sua casa mais aconchegante!!!!!)

E assim vai: sabão para roupas que deixa a roupa cheirosa, o amaciante mais cheiroso ainda, o desodorante e o hidratante cheirosos o suficiente e aquele perfume para deixar esses cheiros todos discretos e ele sim ficar marcante.

Você acha mesmo que esses cheiros todos não têm impacto na nossa saúde? 
Acha que nosso nariz não se ressente? As alergias mais acentuadas?
E o faro? Ficaria ele prejudicado com tanta química diária?

O vinagre é usado inclusive na cosmética. Se é usado na cosmética, o cheiro dele é tão forte assim?

Saiba que ele é volátil e enxaguado, não deixa cheiro nenhum.

VOCÊ AINDA TEM MEDO DO VINAGRE?

Faz o seguinte: experimente!
Tem tanto produto ruim que a gente compra no supermercado e se arrepende de ter usado....
O máximo que pode acontecer é gastar uns centavinhos....

Quer saber mais sobre o produto?, Clique AQUI


E aí? Quer contar alguma experiência com vinagre?
Escrevam, perguntem, comentem. Agradeço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário